26 de novembro de 2012

Lançamento do Livro: Filosofia, Educação e Saúde - Interfaces


O livro consiste na primeira publicação conjunta dos membros do Grupo de Pesquisa Epistemologia, Educação e Saúde, todos especialistas, mestres ou doutores que compõem o corpo docente da UERN. Significa não somente uma compilação de textos, mas, do ponto de vista do Grupo, uma troca de idéias e o advento de uma abertura para novas perspectivas de investigação de problemas relacionados às interfaces entre Educação e Saúde, Filosofia e Saúde, Filosofia e Educação analisadas do ponto de vista de sua história, dos fundamentos implicados nessas relações, e das aplicações dos conhecimentos produzidos. Afinal, atravessam cursos tão distintos como Filosofia, Odontologia e Enfermagem, questões comuns relativas ao ensino, à formação, à pesquisa e, em especial, às práticas e experiências e a seus fundamentos.
O livro é marcado pela interdisciplinaridade, com visível enfoque em questões relativas à Educação e à Saúde, sem abandonar problemáticas de cunho técnico-científico, e muitas vezes mesclando interesses de caráter social e/ou profissional àqueles do fazer acadêmico. Dominando temas de Educação e Saúde, a primeira parte é dedicada à  problematização de concepções de saúde na contemporaneidade , pensando-a não apenas como um certo estado físico ou mental ideal, mas como construção que não pode ser esgotada pela abordagem biológica. Na segunda parte, a articulação entre Educação e Saúde é bem mais explícita e incisiva, tratando das demandas e desafios de incorporação de novas práticas formativas em saúde, tendo em vista os objetivos de integralidade, humanização e eficiência nos serviços de saúde no Brasil. Por fim, discute-se ensino, pesquisa e extensão universitária de modo amplo e direto, multidisciplinar, refletindo sobre seus aspectos institucional, ético, político e social. Assim, pensamos que os trabalhos aqui publicados podem contribuir para a discussão de importantes problemas relacionados com o pensar crítico sobre a saúde e a educação, com os desafios de integrar a educação como tema relevante para a pesquisa e a prática em Saúde, e com o papel da pesquisa e da extensão na Universidade, na formação docente e profissional.


ORGANIZADORES:

Dax Moraes
Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima
Marcos de Camargo Von Zuben
Ericka Janine Dantas da Silveira


CONTEÚDO:

Apresentação
Parte I: Saúde como Problema
    Sobre o sofrer: reflexões sobre a noção de mal físico em Agostinho de Hipona
    Angústia, ilusão e criação: ensaio de uma aproximação entre Winnicott,Nietzsche e Heidegger
    Do suposto mal entendido ao equívoco da patologização do ambiente escolar  
    A relação entre saúde e poder na sociedade disciplinar: uma aproximação
    A integralidade em Saúde: reconhecendo desafios e potencialidades
Parte II: Educação e Saúde: novos olhares sobre antigos temas
    Perfil docente para atender às novas demandas de formação na Graduação em Odontologia
    Processos de aprendizagem e perfil discente na Graduação em Saúde
    (Re)Pensando estratégias de atuação profissional docente: em foco o relato de uma experiência na área   
    da saúde
    Protocolos clínicos integrados de atendimento odontológico: ferramentas importantes no desenrolar do 
    processo  ensinagem-aprendizagem
    Os desafios de integrar a era tecnológica e digital aos sistemas e serviços de saúde 

AUTORES:

Daniela Mendes da Veiga Pessoa
Professora do Curso de Odontologia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Mestre em Odontologia Preventiva e Social pela UFRN, com Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela mesma instituição.

Dax Moraes
Professor do Curso de Filosofia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN e vice-líder do Grupo de Pesquisa “Epistemologia, Educação e Saúde”. Doutorando do Programa Interinstitucional de Doutorado em Filosofia da UFRN-UFPB-UFPE, com Mestrado em Filosofia pela PUC-Rio.

Eduardo José Guerra Seabra
Professor do Curso de Odontologia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN e líder do Grupo de Pesquisa “Epistemologia, Educação e Saúde”. Cirugião-dentista formado pela UFRN, com Mestrado em Clínicas Odontológicas e Doutorado em Ciências da Saúde pela mesma instituição.

Elizabethe Cristina Fagundes de Souza
Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFRN. Doutora em Saúde Coletiva (FCM/UNICAMP).

Éricka Janine Dantas da Silveira
Professora do Departamento de Odontologia da UFRN e ex-líder do Grupo de Pesquisa “Epistemologia, Educação e Saúde”. Cirurgiã-dentista formada pela UFRN, com Mestrado e Doutorado em Patologia Oral pela mesma instituição.

Galileu Galilei Medeiros de Souza
Professor do Curso de Filosofia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Filósofo e Teólogo, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e mestre em Bioética pelo Atheneo Pontifício Regina Apostolorum de Roma.

Gilmara Celli Maia de Almeida
Professora do Curso de Odontologia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Cirurgiã-dentista formada pela UFRN, com Mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela mesma instituição.

Gustavo Barbalho Guedes Emiliano
Professor do Curso de Odontologia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN e do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE). Cirurgião-dentista formado pela UFRN, com Especialização em Odontologia Legal pela Associação Brasileira de Odontologia/RN, e doutorando em Biotecnologia em Saúde no RENORBIO/UFRN

Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima
Professora do Curso de Odontologia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Cirurgiã-dentista formada pela UFRN, com Mestrado em Clínicas Odontológicas e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela mesma instituição.

José  Ferreira Lima Júnior
Professor da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorando em Biotecnologia em Saúde pela RENORBIO / UFPB. Cirurgião-dentista e mestre em Saúde Coletiva pela UFRN.

José Francisco das Chagas Souza
Professor e Coordenador do Curso de Filosofia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN, com Especialização em Metodologia do Ensino Superior.

José Teixeira Neto
Professor do Curso de Filosofia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Doutorando do Programa Interinstitucional de Doutorado em Filosofia da UFRN-UFPB-UFPE, com Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Marcos de Camargo von Zuben
Professor do Curso de Filosofia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNICAMP, com Mestrado em História Social e das Idéias pela UnB.

Maria Reilta Dantas Cirino
Professora do Curso de Filosofia e Diretora do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Pedagoga, com Mestrado em Educação pela UFRN.

Roberta Kaliny de Souza Costa
Professora e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Mestre em Enfermagem pela UFRN, com Especializações em Programa Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica.

Roberta Luna da Costa Freire
Professora do Curso de Enfermagem do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Psicóloga formada pela UFRN e Psicanalista pela Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/Brasil-Fórum Natal, com Especialização em Teoria Psicanalítica pela UFPB e Mestrado em Educação pela UFRN.

Shirlene Santos Mafra Medeiros
Professora do Curso de Filosofia do Campus do Seridó (Caicó – RN) da UERN. Pedagoga formada pela UFRN, com Mestrado em Ciências Sociais e Especialização em Formação de Professores numa Perspectiva Interdisciplinar pela mesma instituição.